Júri
Kengo Kuma
Kengo Kuma & Associates - Japan.
Kengo Kuma nasceu em 1954. Ele fundou a Kengo Kuma & Associates (KKAA) em 1990. Professor Emérito da Universidade de Tóquio após lecionar na Universidade de Keio e na Universidade de Tóquio. Atualmente, os projetos da KKAA estão em andamento em mais de 30 países. A KKAA tem escritórios em Tóquio, Paris e Pequim. Kengo Kuma propõe uma arquitetura que abre novas relações entre natureza, tecnologia e seres humanos. Ele é considerado um dos arquitetos contemporâneos mais influentes, universalmente reconhecido por sua abordagem sustentável e dedicado ao respeito ao meio ambiente e à tradição. Suas principais publicações incluem Ten Sen Men (“ponto, linha, plano”, Iwanami Shoten), Hito no Sumika (“abrigos para pessoas”, Shincho Shinsho), Makeru Kenchiku (Architecture of Defeat, Iwanami Shoten), Shizen na Kenchiku (Natural Architecture, Iwanami Shinsho), Chii-sana Kenchiku (Small Architecture, Iwanami Shinsho) e muitos outros. Kengo Kuma projetou edifícios significativos em todo o mundo. Estes incluem o Japan National Stadium no Japão, V&A Dundee na Escócia, Folk Art Museum na China, o GC Prostho Museum Research Center no Japão, o Under One Roof EPFL Artlab na Suíça, Kadokawa Culture Museum and Exchange na Austrália e muitos outros. Em 2021 recebeu o prêmio "As pessoas mais influentes de 2021" da revista Time.
Benedetta Tagliabue
Benedetta Tagliabue – EMBT Architects - Spain
Ela estudou arquitetura no Istituto di Architettura di Venezia (IUAV) e atualmente atua como diretora do escritório internacional de arquitetura Miralles Tagliabue EMBT, fundado em 1994 em
colaboração com Enric Miralles, com sede em Barcelona, Xangai e Paris. Entre seus projetos mais notáveis construídos estão o Parlamento Escocês em Edimburgo, o Diagonal MarPark, o mercado de Santa Caterina em Barcelona, o Campus Universitario de Vigo e o Pavilhão Espanhol na Expo Mundial de Xangai 2010, que foi premiado com o prestigioso RIBA International “Best International Building of Prêmio 2011”. Na área de ensino, foi professora visitante na Harvard University, Columbia University e Barcelona ETSAB, lecionando regularmente em fóruns de arquitetura e universidades, e faz parte de jurados em todo o mundo, por exemplo. os prémios Princesa de Asturias e desde 2014 integra o júri do Prémio Pritzker. Em 2004 ela recebeu um doutorado honorário da Faculdade de Artes e Ciências Sociais, Edinburgh Napier University, Escócia.
Seu trabalho recebeu o Prêmio RIBA Stirling em 2005, o Prêmio Nacional Espanhol em 2006, o Prêmio
Prêmio Nacional da Catalunha em 2002, Prêmio Cidade de Barcelona em 2005 e 2009, Prêmios FAD em 2000, 2003 e 2007.
Ela recebeu o Prêmio RIBA Jencks 2013, que é concedido anualmente a um indivíduo ou prática que recentemente fez uma grande contribuição internacional para a teoria e a prática da arquitetura. E em maio de 2019, recebeu a Cruz de Sant Jordi concedida pela Generalitat da Catalunha pela excelência de sua prática profissional no campo da arquitetura em todo o mundo.
Ela também é diretora da Fundação Enric Miralles, cujo objetivo é promover a arquitetura experimental no espírito de seu falecido marido e parceiro Enric Miralles.
Agostino Ghirardelli
SBGA | Blengini Ghirardelli - Italy
Agostino Ghiradelli formou-se em arquitetura pela Università degli Studi
di Genova em 1999. Colaborou e foi sócio de várias firmas internacionais, trabalhou em Nova York e Paris e supervisionou canteiros de obras em todo o mundo.
Atua tanto na fase de pesquisa quanto na fase de projeto de projetos de Arquitetura e Urbanismo. Para o efeito colaborou com instituições públicas e foi docente em várias instituições internacionais: MIPIM 2019, Universidade de Viena, Universidade de Trieste, ULI, Europe Young Leaders Summer School of Milan. Em 2017 criou o Studio SBGA I Blengini Ghirardelli com Giuseppe Blengini.
Acumulou experiência em uma ampla gama de projetos arquitetônicos sempre com foco na sustentabilidade. Ele projeta ambientes de trabalho ágeis que implementam conectividade e flexibilidade, melhorando a qualidade de vida.
As intervenções de planeamento urbano em que desempenhou o papel de projectista/coordenador são: ESA-ESTEC CAMPUS em Noordwijk perto de Roterdão; Campus UniCredit em Lampugnano, Milão; Masterplan para o novo estádio do A.S. Time de Futebol da Roma em Roma; Plano Diretor CityLife em Milão.
Manuel Aires Mateus
Aires Mateus Architects - Portugal
Manuel Aires Mateus nasceu em Lisboa em 1963. Licenciou-se na
Faculdade de Arquitetura de Lisboa (1986) e colabora com Francisco Aires Mateus, tendo ambos fundado o atelier Aires
Mateus em 1988. No ensino, colabora com várias universidades desde 1986, como a Harvard Graduate School of Design, a Faculdade de Arquitetura, Arte e Planeamento da Universidade de Cornell, a Escola de Arquitetura de Oslo, a Faculdade de Arquitetura da Universidade de Ljubljana ou a Escola de Arquitetura da Universidade de Navarra, em Pamplona.
Desde 1998, é professor da Universidade Autónoma de Lisboa e, desde 2001, da Accademia di Architettura em Mendrisio,
Suíça. O trabalho do atelier está presente em vários países, sendo desenvolvido a partir das suas instalações em Lisboa, Portugal e muitos dos projetos têm sido publicados em monografias, incluindo o A+A Architecture Guide, El Croquis, Arquitectura Viva, GA, A+U, 2G , C3, d'Arco, TC Cuadernos, DOMUS e AMAG, entre outros. Aires Mateus tem participado em várias exposições, com uma regular
presença, por exemplo, na Bienal de Arquitetura de Veneza (Itália, 2010, 2012, 2016, 2018 e 2021). O trabalho do ateliê sempre tratou do papel da memória e do conhecimento, com a relação entre o mundo físico e o cultural. O trabalho busca refletir em todas as escalas que nos cercam. Busca o estado perene das formas e da materialidade no
continuidade do tempo.
Raul Pantaleo
TAM Associati - Italy
Raul Pantaleo é um arquiteto italiano, nascido em Milão, vive e trabalha em Veneza e Trieste. Graduado pela Universidade IUAV de Veneza. Possui um certificado internacional em Ecologia Humana obtido através de estudos de pós-graduação na Universidade de Pádua. Raul é projetista e consultor nos setores de bioarquitetura e requalificação urbana; atualmente está envolvido na condução de laboratórios nos processos de desenvolvimento de projetos participativos e comunicativos. Além disso, está envolvido com a prática de comunicação social e design gráfico para várias Administrações Públicas e organizações sem fins lucrativos. Raul Pantaleo é um dos cofundadores do “studio TAMassociati”, escritório especializado em projetos de cunho social em áreas críticas. Alguns dos projetos atuais e concluídos incluem: O Centro Salam de Cirurgia Cardíaca para a ONG de Emergência no Sudão; Banca Etica (Ethic Bank)Sede em Pádua (Itália); edifícios de saúde para a ONG Emergency em Darfur, Sudão; também projetos na República Centro-Africana, Serra Leoa, Ruanda, Afeganistão, Iraque e Uganda. Entre os principais prêmios recebidos: o prêmio LafargeHolcim Awards Acknowledgement (2017), Prêmio Aga Khan (2013), Prêmio Zumtobel Gruop (2014).
Mphethi Morojele
Mphethi Morojele Studio - South Africa
Mphethi Morojele é proprietário e fundador do MMA Design Studio, um premiado estúdio de arquitetura e design com sede em Joanesburgo, África do Sul. A prática colaborou para produzir alguns dos projetos mais emblemáticos e culturalmente importantes da África do Sul e continua a expandir seu portfólio no continente com projetos na Etiópia, Uganda, Botsuana, Moçambique, Lesoto e Burundi. Ele emergiu como uma das vozes mais importantes da arquitetura na África, celebrada pelo Archdaily como um dos “sete arquitetos que projetam um futuro diversificado na África”. Ele foi professor de design na Universidade de Witwatersrand em Joanesburgo e crítico na maioria das escolas de arquitetura da África do Sul. Foi curador de muitas exposições sobre arquitetura africana, incluindo o pavilhão nacional sul-africano na Bienal de Veneza, na Itália, e no Royal Institute of British Architects, em Londres. Ele continua a servir em muitos júris internacionais de arquitetura, incluindo para a União de Arquitetos Internacionais (UIA), a União Europeia, a Fundação Holcim International, The African Architecture Awards e o Architecture Masterprize, para citar alguns.
Emmanuelle Moureaux
Emmanuelle Moureaux Architecture + Design, Japan
Emmanuelle Moureaux é uma arquiteta e artista francesa que vive em Tóquio desde 1996, onde estabeleceu a emmanuelle moureaux arquitetura + design em 2003. Inspirada nas camadas e cores de Tóquio que construíram uma profundidade e densidade complexas na rua, e os elementos espaciais tradicionais como telas deslizantes, ela criou o conceito de "shikiri", que significa literalmente "dividir (criar) o espaço com cores". Usando cores como sua assinatura, seus trabalhos se estendem a vários projetos, incluindo projeto arquitetônico para Sugamo Shinkin Bank, design de espaço para ABC Cooking Studio, instalações de arte para UNIQLO e ISSEY MIYAKE, série de instalação de arte "100 colors" e "Forest of Numbers" no National Art Center, Tóquio. Encomendada pelo governo da cidade de New Taipei em Taiwan, ela completou em 2021 o design artístico da "Linha Circular" de Trânsito Rápido de Massa, onde suas cores se espalham na escala da cidade.
Professor Associado da Universidade de Arte e Design de Tohoku. Membro da "Tokyo Society of Architects", do "Architectural Institute of Japan" e do "Japan Institute of Architects".
Saad El Kabbaj, Driss Kettani and Mohamed Amine Siana
Maroc
Nascido em 1978 em Casablanca, Saad El Kabbaj estudou na Ecole Nationale d'Architecture de Rabat, Marrocos, onde se formou em 2003. Abriu seu escritório em Casablanca em 2005 e trabalha em vários projetos. Atualmente leciona na Universidade UIR em Rabat. Nascido em 1978 em Fez, Driss Kettani estudou na Ecole Nationale d'Architecture de Rabat, Marrocos, onde se formou em 2003. Atualmente leciona na Universidade Politécnica Mohammed VI. Nascido em 1979 em Casablanca, Mohamed Amine SIANA formou-se na Ecole Nationale d'Architecture de Rabat, Marrocos em 2004. Atualmente leciona na Universidade UIR em Rabat.
Eles abriram um escritório compartilhado em Casablanca em 2005 trabalhando ao mesmo tempo em projetos pessoais e juntos em importantes comissões e concursos. A ideia era criar uma espécie de workshop, com os benefícios de trocar e partilhar ideias e ao mesmo tempo ter um leque de expressões pessoais.
Assim, eles ganharam o concurso da Universidade Taroudant em 2006 que foi concluído em 2010. Outro projeto colaborativo é a Escola de Tecnologia de Guelmim que foi concluído em 2011. Este projeto foi pré-selecionado para o Prêmio Aga Khan de Arquitetura. Eles também trabalharam na Escola de Tecnologia Laayoune, no Grupo Escolar Jacques Chirac em Rabat, no BO 52 de uso misto em Casablanca ou na competição Casablanca Grand Stadium.
Eles tentam combinar uma abordagem moderna e contemporânea, sendo muito sensíveis ao contexto e ao espírito do lugar, tentando encontrar um sentido poético e significativo do espaço.
Seu trabalho foi premiado pelo Prêmio Mimar Sinan em Istambul, o Prêmio Archmarathon em Beirute, entre outros. Seu trabalho também foi publicado em várias publicações internacionais e foi exibido em Veneza, Paris, Nova York, Xangai, Melbourne e Milão.
Comitê de Competição
Raoul Vecchio
Co-Founder Balouo Salo - Italy & Senegal
Raoul Vecchio formou-se em Arquitetura e Engenharia em 2015 na Universidade de Catania em. Ativista humanitário para emergências e desenvolvimento, é especialista em direitos humanos, assistência a vítimas de violência e construção da paz. Em 2014 fundou a Organização Humanitária Balouo Salo, da qual é presidente, lidando com projetos nas áreas diplomática, midiática, de planejamento e implementação. Os projetos estão sempre focados no objetivo de resolver emergências e promover a autossuficiência nas comunidades rurais dos países em desenvolvimento, particularmente na África Subsaariana. Ele ensina local e internacionalmente em mestrados e universidades e colabora com ONGs e organizações internacionais para o planejamento do desenvolvimento e a resolução de situações de emergência em países emergentes. Ele é o escritor de vários livros sobre arquitetura e ativismo humanitário. Entre seus projetos arquitetônicos mais importantes: uma barragem anti-sal no Senegal para lidar com um fenômeno ambiental raro que causa desnutrição e pobreza a mais de 80.000 pessoas, a construção de poços solares com sistemas de descontaminação de água para reduzir a mortalidade infantil, a construção de escolas e centros de redução do analfabetismo, construção de abrigos para mulheres vítimas de violência. A abordagem é voltada para a autoconstrução e participação comunitária por meio de oficinas educativas e envolvimento dos beneficiários. Desde 2015, conscientizou e formou mais de 25.000 habitantes em 85 aldeias rurais no sul do Senegal e ofereceu apoio educacional a mais de 18.000 crianças em idade escolar no Senegal. Ele realiza atividades diplomáticas e de mediação contínuas e treinamento da comunidade local e internacional sobre desenvolvimento sustentável e direitos humanos. O seu empenho humanitário tem sido reconhecido com vários prémios no domínio da solidariedade internacional e com prémios honoríficos nas localidades onde opera.
Sebastiano D'Urso
Moulaye Diabate
Dario Distefano
Sebastiano D'Urso
University of Catania, Italy
Sebastiano D'Urso, PhD e professor associado de Composição Arquitetônica e Urbana da
Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura da Universidade de Catania. Ele realiza pesquisas
atividades olhando para as contaminações da arquitetura com outras disciplinas. Ele compartilha pesquisas
resultados para fomentar novas contaminações publicando-os em periódicos e monografias.
Moulaye Diabate
Co-Founder Balouo Salo, Italy & Senegal
Moulaye Diebate, também conhecido como Jali, cofundador da Balouo Salo, nasceu em Baghere, Senegal, em 1983. Herdando uma longa tradição de oito séculos passada de pai para filho, Jali é um griot. Ele tem uma paixão inata pelo kora, um instrumento musical tradicional do grupo étnico Mandinga, que é difundido em toda a África Ocidental. Após obter o diploma científico do ensino médio, Jali mudou-se para Dakar, onde iniciou seus estudos em Economia, mas sua música o trouxe para a Itália, onde vive desde 2004. Jali é um mediador cultural com muitos anos de experiência na área de Imigração. Está também inscrito no registo de peritos do Tribunal e da Câmara de Comércio de Catania e tem experiência comprovada em Tradução/Interpretação em muitas línguas estrangeiras. Em 2020, licenciou-se em Estudos de Mediação Linguística com uma dissertação intitulada "Migração e Direitos dos Refugiados no Contexto Europeu".
Moulaye Diabate também colaborou com instituições e organizações nacionais e internacionais no campo da mediação linguística e cultural, bem como com ONGs no campo da proteção dos direitos da criança e da integração.
Dario Distefano
Archicart, Italy
Dario Luigi Distefano é o fundador do inovador SME archcart, onde coordena os departamentos técnico e de I&D.
Depois de se formar em engenharia, Dario obteve um doutorado em avaliação e mitigação de riscos urbanos e territoriais, desenvolvendo sua tecnologia patenteada de painéis de papelão ondulado. Ele colabora com várias universidades como especialista em sistemas de construção de baixa tecnologia e baixo carbono.
Dario é vice-presidente da associação sem fins lucrativos Balouo Salo, envolvida em vários projetos humanitários na região de Casamança, sul do Senegal.
Entrar no concurso
Cadastre-se e envie seu projeto