Júri da competição
Os arquitetos mais importantes do mundo:
Kengo Kuma - Benedetta Tagliabue - R.Aranda C.Pigem R.Vilalta (RCR Arquitectes) - Sir David Adjaye OM OBE (David Adjaye Associates) - Agostino Ghirardelli (SBGA) - Mario Cucinella (MCA) - Amanda Levete (AL_A) - Manuel Aires Mateus - Raul Pantaleo (TAM Associati) - Giancarlo Mazzanti (El Equipo Mazzanti) - Emmanuelle Moureaux - S.El Kabbaj D.Kettani M.Amine Siana
Kengo Kuma
(President of the jury)
Kengo Kuma & Associates - Japan / France / China / South Korea
Kengo Kuma nasceu em 1954. Fundou a Kengo Kuma & Associates (KKAA) em 1990. Professor emérito da Universidade de Tóquio depois de lecionar na Universidade Keio e na Universidade de Tóquio. Os projetos KKAA estão atualmente em andamento em mais de 30 países. A KKAA possui escritórios em Tóquio, Paris, Xangai e Pequim.
Kengo Kuma é um arquiteto japonês aclamado mundialmente, cuja produção prodigiosa possui um respeito e valor intrínsecos pelos materiais e pelo meio ambiente, muitas vezes criando um equilíbrio harmonioso entre construção e paisagem. Ele envolve com maestria a experimentação arquitetônica e o design tradicional japonês com a tecnologia do século XXI, resultando em edifícios altamente avançados, mas lindamente simples, delicados e em escala humana. Ele é conhecido pela busca por novos materiais para substituir o concreto e o aço, buscando uma nova abordagem para a arquitetura em uma sociedade pós-industrial e fundindo os reinos internos e externos para criar espaços que criem uma atmosfera calma e tranquila.
Kengo Kuma é considerado um dos arquitetos contemporâneos mais influentes, universalmente reconhecido pela sua abordagem sustentável e devoção ao respeito pelo meio ambiente e pela tradição. Ele projetou edifícios significativos em todo o mundo, entre as obras mais recentes e mais reconhecidas e premiadas estão o Estádio Nacional do Japão no Japão, o V&A Dundee na Escócia, o Museu de Arte Popular na China, o Centro de Pesquisa do Museu GC Prostho no Japão, o Under One Roof EPFL Artlab na Suíça, o Kadokawa Culture Museum and Exchange na Austrália, o FRAC Marseille na França e muitos outros. Em 2021, recebeu o prêmio “As pessoas mais influentes de 2021” da revista Time.
Benedetta Tagliabue
Benedetta Tagliabue EMBT - Spain / China
Arquiteto de renome internacional, cofundador com Enric Miralles (1955-2000) do escritório internacional EMBT Architects, com escritórios em Barcelona (sede), Xangai e Paris. Entre as suas obras mais conhecidas destacam-se o Novo Edifício do Parlamento Escocês em Edimburgo, o Mercado de Santa Caterina, a sede da Gas Natural Fenosa e o Parque Diagonal Mar em Barcelona, o Pavilhão Espanhol da Shanghai World Expo 2010 (vencedor do prestigiado RIBA Best Prêmio International Building 2011), o Centro Kálida Sant Pau em Barcelona - Parte da Rede Internacional de Centros Maggie (dentro do modernista Hospital Sant Pau). Em 2021 inaugurou a Igreja e Complexo Paroquial de San Giacomo Apóstolo em Ferrara (premiada com o Prémio Internacional Dedalo Minosse 2022). Ele combina seu trabalho profissional com o ensino em escolas e universidades internacionais. Ela é professora convidada na Universidade de Harvard, na Universidade de Columbia e na ETSAB em Barcelona, e dá palestras regularmente em prestigiados fóruns e universidades de arquitetura. Em 2004 recebeu um diploma honorário da Faculdade de Artes e Ciências Sociais da Universidade Napier em Edimburgo, Escócia. Seu trabalho recebeu mais de 100 prêmios e menções internacionais por excelência em design, incluindo o Prêmio Nacional Catalão em 2002, o Prêmio RIBA Stirling em 2005, o Prêmio Nacional Espanhol em 2006, o Prêmio Cidade de Barcelona em 2005 e 2009, o FAD Prémios em 2000, 2003, 2007 e 2020, os Prémios WAF em 2010 e 2011, a nomeação para o Prémio Mies da UE em 2022, o Prémio Piranesi Prix de Rome em 2021, o Prémio Dedalo Minosse em 2022, os Prémios Plan em 2022, o Prêmio Chicago Athenaeum em 2012 e 2022. Recebeu o Prêmio RIBA Jencks em 2013 e a Cruz de Sant Jordi concedida pela Generalitat de Catalunya em 2019 pela excelência de sua prática profissional de arquitetura em todo o mundo. Em 2021, recebeu o Prêmio de Liderança 2021 por contribuir para a disseminação global de modelos de cidades sustentáveis e humanas no Smart City Expo World Congress, em Barcelona. No mesmo ano, em Roma, recebeu o prêmio pelas conquistas de sua carreira com o Piranesi Prix de Rome 2020.
Em junho de 2022, Benedetta recebeu uma nomeação do Papa Francisco pelos seus méritos profissionais como novo membro da Ordem da Academia dos Virtuosi al Pantheon (Roma), que visa incentivar e aumentar a investigação e a prática nas ciências humanas, artes visuais, música e arquitetura. Além disso, em setembro de 2022, recebeu a medalha de arquitetura Prix Le Soufaché 2022 concedida pela Académie d'Architecture (Paris). Em 2023, recebeu o Prêmio Global de Arquitetura Sustentável 2023 da Cité de l'Architecture et du Patrimoine (Paris). Recentemente, recebeu a Comenda da Real Ordem de Isabel a Católica 2024 do Ministério das Relações Exteriores, para “premiar aqueles que deram contribuições significativas a Espanha, tanto através do seu trabalho como através dos seus esforços para promover a amizade e a cooperação entre Espanha e outros países". Benedetta participa como jurada nos mais prestigiados prémios internacionais, como o Pritzker Architecture Prize (2015–2023), o Princesa de Asturias de las Artes (2011–2022), o Loewe Craft Prize, o RIBA Jencks Awards, o RIBA Stirling Prêmio.
Agostino GhirardelliSBGA | Blengini Ghirardelli - Italy
Agostino Ghiradelli formou-se em arquitetura pela Universidade de Génova em 1999. Colaborou e foi sócio de vários escritórios internacionais, trabalhou em Nova Iorque e Paris e supervisionou obras em todo o mundo.
Ele lida com pesquisa e design de projetos de arquitetura e planejamento urbano. Para tal tem colaborado com instituições públicas e foi professor em diversas instituições internacionais: MIPIM 2019, Universidade de Viena, Universidade de Trieste, ULI, Europe Young Leaders Summer School em Milão. Em 2017 criou o Studio SBGA I Blengini Ghirardelli com Giuseppe Blengini.
Adquiriu experiência em uma ampla gama de projetos arquitetônicos sempre com foco na sustentabilidade. Projete ambientes de trabalho ágeis que implementem conectividade e flexibilidade enquanto melhoram a qualidade de vida.
As intervenções de planeamento urbano nas quais desempenhou o papel de designer/coordenador são: ESA-ESTEC CAMPUS em Noordwijk perto de Roterdão; Campus UniCredit em Lampugnano, Milão; Plano diretor para o novo estádio A.S. Time de futebol Roma em Roma; Plano Diretor CityLife em Milão.
Amanda LeveteAmanda Levete Architects - United Kingdom
Amanda Levete CBE é arquiteta ganhadora do Prêmio RIBA Stirling, fundadora e diretora da AL_A, uma premiada prática internacional de design e arquitetura. Desde a sua fundação em 2009, a AL_A aperfeiçoou uma abordagem intuitiva e estratégica ao design. Os projetos concluídos recentemente incluem o Victoria & Albert Museum Exhibition Road Quarter (2017) em Londres; MAAT (2016), museu de arte, arquitetura e tecnologia em Lisboa; Central Embassy (2017), um shopping e hotel de luxo de 1,5 milhão de pés quadrados em Bangkok; e um masterplan de um campus de mídia de 13 hectares e um edifício-sede de 37.700 m2 para a Sky (2016) em Londres. As encomendas em andamento em todo o mundo incluem a transformação da principal loja de departamentos Galleries Lafayette no Boulevard Haussmann, em Paris; um novo centro para a instituição de caridade Maggie's, em Southampton; dois novos edifícios para o Wadham College da Universidade de Oxford; e a estação de metrô Monte St Angelo, em Nápoles.
Rafael Aranda, Carme Pigem, Ramón Vilalta
RCR Arquitectes - Spain / Olot
O RCR é um projeto integrador cujas origens estão na arquitetura mas não se limita a ela como disciplina e integra paisagem, design, arte, pensamento... e é também um laboratório transversal de ideias e espaço cultural. A força da arquitetura RCR reside na sua capacidade de transcender as seis esferas com uma linguagem universal que é o resultado de uma investigação profunda do essencial. Esta essência emerge dos seus fundadores, Rafael Aranda, Carme Pigem e Ramon Vilalta, da procura do buit, do diálogo entre a terra e a arquitectura, mas apenas no momento material de um diálogo criativo, à maneira do jazz, em que o "jo" é trocado por "nosaltres". Esta arquitetura, nascida da criatividade partilhada, remete para valores e processos relacionais em todos os sentidos e insere-se nesta lógica fora da própria disciplina, com uma visão holística que proporciona algo maior que a arquitetura material, que é a vida. Eu na vida mateix assaja quem dorme é possível. Esta visão foi galardoada com o Prémio Pritzker 2017, o Prémio Pritzker de arquitectura.
Sir David Adjaye OM OBEDavid Adjaye Associates - USA / UK / Ghana
David Adjaye é um arquiteto ganense-britânico que recebeu reconhecimento internacional por seu impacto na indústria. Em 2000 fundou a Adjaye Associates, que hoje opera globalmente com estúdios em Accra, Londres e Nova Iorque. O projeto mais conhecido de Adjaye até o momento é o Museu Nacional Smithsonian de História e Cultura Afro-Americana, inaugurado no National Mall em Washington DC em 2016 e nomeado Evento Cultural do Ano pelo New York Times. Em 2017, Adjaye foi nomeado cavaleiro pela Rainha Elizabeth II e foi incluído na lista das 100 pessoas mais influentes da TIME. Adjaye também recebeu a Medalha Real de Ouro RIBA 2021, considerada uma das maiores honrarias da arquitetura britânica por contribuições significativas ao setor internacionalmente. Em 2022, Adjaye foi nomeado para a Ordem do Mérito, selecionada por Sua Majestade a Rainha, em reconhecimento ao distinto serviço prestado à sua área.
Manuel Aires MateusAires Mateus Architects - Portugal
Manuel Aires Mateus nasceu em Lisboa em 1963. Licenciou-se
Faculdade de Arquitetura de Lisboa (1986) e colabora com Francisco Aires Mateus, fundando ambos o atelier Aires
Mateus em 1988. No ensino, tem colaborado com diversas universidades desde 1986, como a Harvard Graduate School of Design, a College of Architecture, Art and Planning da Cornell University, a Oslo Architecture School, a Faculdade de Arquitetura da Universidade de Liubliana ou a Faculdade de Arquitetura da Universidade de Navarra, em Pamplona.
Desde 1998 é professor na Universidade Autónoma de Lisboa e, desde 2001, na Academia de Arquitectura de Mendrisio, Suíça. O trabalho do estúdio está presente em vários países, sendo desenvolvido a partir da sua sede em Lisboa, Portugal, e muitos dos projetos foram publicados em monografias, incluindo A+A Architecture Guide, El Croquis, Arquitectura Viva, GA, A+U, 2G , C3, d'Arco, TC Cuadernos, DOMUS e AMAG, entre outros. Aires Mateus tem participado em diversas exposições, com presença regular, por exemplo, na Bienal de Arquitetura de Veneza (Itália, 2010, 2012, 2016, 2018 e 2021). O trabalho do ateliê sempre abordou o papel da memória e do conhecimento, com a relação entre os mundos físico e cultural. A obra tenta refletir em todas as escalas que nos rodeiam. Busca o estado perene das formas e da materialidade na continuidade do tempo.
Giancarlo MazzantiEl Equipo Mazzanti - Colombia
Giancarlo Mazzanti é um arquiteto colombiano formado pela Universidade Javeriana com pós-graduação em Florença, Itália. Possui experiência acadêmica como professor visitante em Harvard, Columbia e Princeton. Mazzanti é o primeiro arquiteto colombiano com obras nas coleções permanentes do MoMA e do Centre Pompidou em Paris.
El Equipo de Mazzanti também é reconhecido pela sua investigação sobre o jogo e pela sua ligação natural com o mundo da arquitetura. Este interesse pela intersecção jogo-arquitetura tem levado a novas colaborações com profissionais de diversos setores, encontrando novas oportunidades de cooperação no desenvolvimento de projetos e exposições apresentadas em todo o mundo sob a marca We play You play.
Os valores sociais estão no cerne da arquitetura de Mazzanti, que visa criar projetos que potencializem as transformações sociais e construam comunidades. Dedicou sua vida profissional à melhoria da qualidade de vida por meio do design ambiental e da ideia de igualdade social. O seu trabalho reflete as mudanças sociais em curso na América Latina e na Colômbia, demonstrando que a boa arquitetura pode construir novas identidades para cidades, comunidades e pessoas, superando reputações de crime e pobreza.
Mario Cucinella
Mario Cucinella Architects - Italy
Mario Cucinella nasceu em Palermo em 1960 e formou-se em Arquitetura pela Universidade de Gênova em 1986.
Em 1992, fundou em Paris o MCA – Mario Cucinella Architects, um atelier de arquitetura e design hoje sediado em Bolonha e Milão e do qual é também diretor criativo.
Em 2015, Mario Cucinella fundou a SOS - Escola de Sustentabilidade, uma escola para jovens profissionais recém-formados que visa dotá-los das ferramentas necessárias para abordar as questões ambientais com uma abordagem aberta, holística e orientada para a investigação.
A importância do seu trabalho e o compromisso contínuo, como arquiteto e educador, nas questões ambientais e sociais, foram reconhecidos com a International Fellowship do Royal Institute of British Architects (2016) e com a Honorary Fellowship do American Institute of Architects ( 2017).
Em 2018 foi curador do Pavilhão Italiano na 16ª Exposição Internacional de Arquitetura da Bienal de Veneza com a exposição “Arcipelago Italia”, um projeto-exposição dedicado às áreas internas do país.
No dia 20 de junho de 2024 o MCA - Mario Cucinella Architects recebeu o Prêmio ADI Compasso d'Oro pelo projeto “Museu de Arte Fundação Luigi Rovati”.
Mario Cucinella lecionou nas universidades de Ferrara, Nápoles, Munique e Nottingham.
É autor de diversas publicações, entre as mais recentes:
O futuro é uma viagem ao passado. Dez histórias de arquitetura (2021, publicado pela Quodlibet) Mario Cucinella - com Valentina Torrente e Laura Zevi - relata dez viagens a cidades e lugares que lhe ofereceram o que pensar sobre as questões ambientais e a exploração racional da energia disponível.
Arquitetura da educação (2021, publicado pela Maggioli), uma análise de como os lugares mais importantes da sociedade civil podem evoluir graças à arquitetura e à dinâmica que esta é capaz de gerar, através de uma narrativa multivoz alternada com soluções de design desenvolvidas pelo Estúdio Mario Cucinella Arquitetos.
Building Green Futures (2020, publicado pela Forma) volume que investiga, através de uma coleção dos projetos mais recentes e das arquiteturas mais representativas do estúdio Mario Cucinella Architects, as possíveis respostas que a arquitetura é capaz de fornecer aos desafios globais do presente e o futuro próximo.
Raul PantaleoTAM Associati - Italy
Raul Pantaleo é um arquiteto italiano, nascido em Milão, vive e trabalha em Veneza e Trieste. Graduado pela Universidade IUAV de Veneza. Obteve um certificado internacional em Ecologia Humana através de estudos de pós-graduação na Universidade de Pádua. Raul é designer e consultor nos setores de arquitetura verde e requalificação urbana; atualmente está envolvido na realização de workshops em processos de desenvolvimento de design participativo e comunicativo. Além disso, está envolvido na prática de comunicação social e design gráfico para diversas administrações públicas e organizações sem fins lucrativos. Raul Pantaleo é um dos cofundadores do "estúdio TAMassociati", estúdio especializado em projetos de orientação social em áreas críticas. Alguns dos projetos atuais e concluídos incluem: o Centro Salam para a ONG Emergência no Sudão; a sede da Banca Etica em Pádua (Itália); edifícios de saúde para a ONG Emergency em Darfur, Sudão; também projetos na República Centro-Africana, Serra Leoa, Ruanda, Afeganistão, Iraque e Uganda. Entre os principais prêmios recebidos: o Reconhecimento dos Prêmios LafargeHolcim (2017), o Prêmio Aga Khan (2013), o Prêmio Zumtobel Gruop (2014).
Emmanuelle Moureaux emmanuelle Moureaux INC. - Japan
Nascido em 1971, França. Emmanuelle Moureaux é uma arquiteta francesa que vive em Tóquio desde 1996, onde fundou a "emmanuelle Moureaux INC." em 2003. Inspirada pelas camadas e cores de Tóquio que criaram profundidade e densidade complexas nas ruas, e pelos elementos espaciais tradicionais japoneses, como telas deslizantes, ela criou o conceito de shikiri, que significa literalmente "dividir (criar) espaço com cores". Utilize as cores como elementos tridimensionais, como camadas, para criar espaços, e não como toque final aplicado às superfícies. Ele administra as cores como forma de compor o espaço, seu desejo é dar emoção através das cores com suas criações, que vão da arte ao design e à arquitetura.
Seus trabalhos representativos incluem o projeto arquitetônico do Sugamo Shinkin Bank, a série de instalações artísticas "100 cores", o projeto espacial do ABC Cooking Studio, as instalações artísticas da UNIQLO e ISSEY MIYAKE e a cadeira stick. Em 2017, ele criou uma grande instalação "Floresta de Números" no Centro Nacional de Arte de Tóquio para sua exposição de 10 anos. Encomendada em 2011 pela prefeitura de Nova Taipei, em Taiwan, ela gerenciou o projeto artístico da "Linha Circular" do Mass Rapid Transit, trabalhando no esquema de cores de um trecho de 14 km, onde suas cores se espalharam pela escala da cidade com sua conclusão em 2021 .
Sua série de instalações – 100 Cores – expressa emoções ao vivenciar as cores e camadas de Tóquio. Inaugurada em 2013 para comemorar o 10º aniversário de seu estúdio, ela planeja expor “100 Cores” em diversas cidades ao redor do mundo.
Professora associada da Universidade de Arte e Design de Tohoku desde 2008, o laboratório de Emmanuelle explora as possibilidades da cor por meio de um projeto que ela chama de laboratório de 100 cores. Os alunos são convidados a criar uma paleta de 100 cores de um objeto de sua vida cotidiana, como óculos, espuma, arroz, guarda-chuvas, relógios, CDs, blocos de chocolate e assim por diante.
Membro da "Sociedade de Arquitetos de Tóquio", do "Instituto de Arquitetura do Japão" e do "Instituto de Arquitetos do Japão".
Saad El Kabbaj, Driss Kettani, Mohamed Amine SianaMaroc
Nascido em 1978 em Casablanca, Saad El Kabbaj estudou na École Nationale d'Architecture de Rabat, Marrocos, onde se formou em 2003. Abriu o seu escritório em Casablanca em 2005 e trabalha numa vasta gama de projetos. Atualmente leciona na Universidade UIR de Rabat. Nascido em 1978 em Fez, Driss Kettani estudou na École Nationale d'Architecture de Rabat, Marrocos, onde se formou em 2003. Atualmente leciona na Universidade Politécnica Mohammed VI. Nascido em 1979 em Casablanca, Mohamed Amine SIANA formou-se na École Nationale d'Architecture de Rabat, Marrocos, em 2004. Atualmente leciona na Universidade UIR de Rabat. Abriram um escritório partilhado em Casablanca em 2005, trabalhando simultaneamente em projetos pessoais e juntos em grandes encomendas e concursos. A ideia era criar uma espécie de laboratório, com benefícios de troca e partilha de ideias, mas ao mesmo tempo com um leque de expressão pessoal.
Assim, venceram o concurso da Universidade de Taroudant em 2006, que foi concluído em 2010. Outro projeto colaborativo é a Escola de Tecnologia Guelmim, que foi concluída em 2011. Este projeto foi selecionado para o Prémio Aga Khan para a Arquitetura. Também trabalharam na Escola Tecnológica de Laayoune, no Grupo Escolar Jacques Chirac em Rabat, no BO 52 de uso misto em Casablanca ou na competição do Grande Estádio de Casablanca.
Tentam combinar uma abordagem moderna e contemporânea, ao mesmo tempo que são muito sensíveis ao contexto e ao espírito do lugar, tentando encontrar um sentido significativo e poético do espaço.
O seu trabalho foi galardoado com o Prémio Mimar Sinan em Istambul, o Prémio Archmarathon em Beirute, entre outros. O seu trabalho também foi publicado em inúmeras publicações internacionais e exibido em Veneza, Paris, Nova Iorque, Xangai, Melbourne e Milão.
Competition Committee
Raoul Vecchio
President of Balouo Salo - Italy / Senegal
Raoul Vecchio é o fundador e presidente da organização internacional sem fins lucrativos Balouo Salo e fundador da Kaira Looro. Formado em Arquitetura e Engenharia pela Universidade de Catânia, Itália, especializou-se posteriormente em intervenções humanitárias, direitos humanos, diplomacia, desenvolvimento rural e manutenção da paz.
Como activista humanitário, Raoul defende os direitos das comunidades vulneráveis, particularmente na África Subsariana. O seu trabalho centra-se na gestão de emergências, na promoção da auto-suficiência e na promoção do desenvolvimento sustentável. Desde 2013, mobilizou mais de 20.000 pessoas para a participação comunitária, melhorando o acesso à água potável, aos cuidados de saúde e à educação, beneficiando mais de 60.000 pessoas nas zonas rurais do Senegal. Os seus projectos significativos no Senegal incluem a construção de uma ponte-barragem para restaurar 10.000 hectares de campos de arroz, a construção de infra-estruturas hidráulicas para acesso a água potável e a criação de centros médicos para a saúde infantil e materna.
O compromisso humanitário de Raoul tem sido reconhecido com prémios no domínio da solidariedade internacional e com prémios honorários nos locais onde trabalha. Raoul é frequentemente convidado para falar em conferências e universidades, onde aumenta a consciência sobre as desigualdades globais, defendendo o desenvolvimento sustentável, a auto-suficiência e a solidariedade comunitária como ferramentas para melhorar o mundo.
Sebastiano D'UrsoUniversity of Catania - Italy
Sebastiano D'Urso, PhD e professor associado de Composição Arquitetônica e Urbana da
Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura da Universidade de Catânia. Realiza atividades de pesquisa
olhando para as contaminações da arquitetura com outras disciplinas. Compartilha resultados de pesquisas para incentivar maior contaminação
publicando-os em periódicos e monografias.
Moulaye DiabateCo-Founder Balouo Salo - Italy / Senegal
Moulaye Diebate, também conhecido como Jali, cofundador da Balouo Salo, nasceu em Baghere, Senegal, em 1983. Herdeiro de uma tradição de oito séculos passada de pai para filho, Jali é um griot. Tem uma paixão inata pela kora, instrumento musical tradicional da etnia Mandinka, muito difundido em toda a África Ocidental. Depois de obter o diploma do ensino secundário, Jali mudou-se para Dakar, onde começou a estudar Economia, mas a sua música o levou para Itália, onde vive desde 2004. Jali é um mediador cultural com muitos anos de experiência na área da imigração. Está também inscrito no registo de peritos do Tribunal e da Câmara de Comércio de Catânia e possui experiência comprovada em tradução/interpretação em muitas línguas estrangeiras. Em 2020 licenciou-se em Mediação Linguística com uma tese intitulada “Migrações e direitos dos refugiados no contexto europeu”. Moulaye Diabate também tem colaborado com instituições e organizações nacionais e internacionais no domínio da mediação linguística e cultural, bem como com ONG no domínio da protecção dos direitos e integração de menores.
Dario DistefanoArchicart - Italy
Dario Luigi Distefano é o fundador do inovador Archicart, onde coordena os departamentos técnico e de P&D. Depois de se formar em engenharia, Dario obteve o doutorado em avaliação e mitigação de riscos urbanos e territoriais, desenvolvendo sua tecnologia patenteada de painéis de papelão ondulado. Ele colabora com diversas universidades como especialista em sistemas construtivos de baixa tecnologia e baixo carbono. Dario é vice-presidente da associação sem fins lucrativos Balouo Salo, envolvida em vários projetos humanitários na região de Casamança, no sul do Senegal.
Grazia Maria NicolosiUniversity of Catania - Italy
Grazia Maria Nicolosi, PhD, é especialista em Composição Arquitetônica e Urbana [SSD ICAR/14]. Realiza pesquisas voltadas ao projeto urbano e arquitetônico e à experimentação computacional. Participou no programa Erasmus na Escuela Técnica Superior de Arquitectura de Valladolid e realizou diversas viagens de estudo: a Londres em 2013, ao Japão em 2017 e a Estugarda em 2018 no Institute for Computational Design and Construction. É autora de monografias e ensaios científicos, entre outros, sobre sustentabilidade e estética na arquitetura.
Entrar no concurso
Cadastre-se e envie seu projeto