Kaira Looro é o mais importante e influente concurso de arquitetura sem fins lucrativos, organizado pela organização humanitária Balouo Salo, dirigido principalmente a estudantes e jovens arquitetos, engenheiros ou designers e focado na arquitetura humanitária.
O concurso conta com um júri composto pelos arquitetos mais famosos e premiados do mundo, incluindo: Kengo Kuma (Presidente do Júri desde 2016), Benedetta Tagliabue (EMBT), Agostino Ghirardelli (SBGA), Sir David Adjaye OM OBE (David Adjaye Associados), Mario Cucinella (MCA), Rafael Aranda, Carme Pigem e Ramón Vilalta (RCR Arquitectes), Amanda Levete (AL_A), Manuel Aires Mateus, Raul Pantaleo (TAM Associati), Giancarlo Mazzanti (El Equipo Mazzanti), Amanda Levete ( AL_A), Urko Sanchez (Urko Sanchez Architects), Emmanuelle Moureaux, Tosin Oshinowo (Oshinowo Studio), Sharon Davis, Mpheti Morojele, Saad El Kabbaj, Driss Kettani, Mohamed Amine Siana e muitos outros.
O nome da competição “Kaira Looro” está na língua Manding: um grupo étnico difundido no Senegal, Gâmbia, Guiné e Mali. O significado é “construir a paz” ou “arquitetura para a paz”, ou seja, uma abordagem dedicada à construção de um ambiente de solidariedade em que a paz reine.
O evento tem como objetivos fundamentais:
- sensibilizar a comunidade internacional para questões humanitárias,
- oferecer visibilidade internacional e importantes oportunidades de crescimento profissional a jovens talentos da arquitetura, graças a prestigiosos prêmios de estágio nos melhores escritórios de arquitetura do mundo.
- doar todos os rendimentos da competição para projetos de caridade.
O concurso promove uma abordagem sustentável, incentivando a investigação em arquitetura capaz de oferecer uma resposta concreta às alterações climáticas e às crises humanitárias.
O projeto vencedor será avaliado e, quando aplicável, construído como um projeto de caridade pela organização Balouo Salo, que verificará a sua viabilidade tecnológica, humanitária e económica, e a compatibilidade com o contexto beneficiário. A organização pode assim reservar-se o direito de efetuar alterações ao projeto para viabilizá-lo e envolver os vencedores, reconhecendo, em qualquer caso, o papel de criadores do conceito arquitetónico aos membros da equipa. Caso o projeto não atenda aos critérios da organização, esta poderá realizar outro projeto premiado.
Todos os projectos premiados destinam-se, portanto, a ser doados gratuitamente à Organização Balouo Salo, que poderá realizá-los, partilhá-los e doá-los a outras organizações, instituições parceiras e ministérios envolvidos no desenvolvimento das comunidades rurais em África.
A competição não tem fins lucrativos e todos os lucros são doados para instituições de caridade.
Balouo Salo é uma entidade filantrópica independente com os objetivos de resolver emergências sociais, contribuir para a melhoria das condições de vida de comunidades desfavorecidas em países em desenvolvimento e sensibilizar a comunidade internacional sobre as questões de emergências, mudanças climáticas e direitos humanos. As palavras “Balouo Salo” estão na língua mandinka, grupo étnico majoritário na área em que a organização vai intervir, e foram escolhidas pelo chefe da aldeia de uma localidade no sul do Senegal. Seu significado é “uma ponte para a vida”.
As principais atividades humanitárias da organização são:
- Promover a acessibilidade à água potável por meio da construção de infraestruturas como barragens, cisternas e poços artesianos equipados com estações de purificação que fornecem água potável gratuita para limitar os riscos para a saúde;
- Melhorar a saúde pública construindo instalações e infraestrutura, doando suprimentos médicos, assim como treinando profissionais da saúde e a comunidade;
- Proteger o direito à educação por meio de projetos que melhorem o sistema escolar, construindo ou reformando escolas, capacitando alunos e professores e doando suprimentos e materiais escolares;
- Realizar atividades de comunicação e formação sobre direitos humanos, antidiscriminação e desigualdades, procurando criar uma sociedade baseada na justiça e na igualdade de direitos;
- Envolver as comunidades locais e internacionais em atividades e projetos por meio de conferências e seminários, mas também durante os processos de construção, de modo a criar consciência e responsabilidade social.
Todos os projetos Balouo Salo são desenvolvidos e implementados com o envolvimento direto da comunidade beneficiária, a fim de atingir o objetivo final de autossuficiência, e são integralmente financiados por doações privadas e eventos de captação de recursos, entre os quais “Kaira Looro”.
www.balouosalo.com