Kaira Looro Competição de Arquitetura
Kaira Looro representa um evento sem fins lucrativos, organizado para Balouo Salo. O nome compõe-se de duas palavras da língua Mandinga, falada também para uma etnia homônima amplamente difusa no Senegal, Gambia, Guiné e Mali. O significado é “construir a paz” ou “arquitetura voltada a paz” e, por isso, não pode ser representado por meio do simples projeitar ou “fazer” arquitetura, mas sim através de um estado de ânimo ou uma abordagem voltada a construção de um ambiente solidário onde a paz é soberana. Um sentimento a ser materializado numa chave arquitetônica.
Essa intervenção surgiu com o objetivo de sensibilizar a comunidade cientifica internacional sobre os assuntos de emergência e ajuda humanitária, colectando, ao mesmo tempo, fundos para o desenvolvimento de projeitos neste campo.
Entre os objetivos do concurso figura também a descoberta e lançamento de jovens talentos da arquitetura no panorama internacional, conferindo-los visibilidade, graças aos canais de comunicação do concurso, e a oportunidade de crescer no campo profissional através da entrega de prémios, publicações e estágios nos estúdios mais conhecidos.
O evento, sendo ligado aos assuntos do desenvolvimento e ajuda humanitária, promove as ideias abordada de forma sustentável e ecológica. Incentiva a pesquisa de tecnologias simples capazes de dar uma resposta concreta as mudanças do clima, por meio do uso de materiais a km 0 e dos princípios da auto-construção.
A primeira edição do evento Kaira Looro foi organizada em 2016 através de um workshop que viu em seguida as outras edições do concurso, até hoje.
Kaira Looro tem beneficia do apoio de estúdios internacionais renomados no setor e instituições relevantes que, compartilhando os valores e assuntos do concurso, participam a seleção e atuação dos projeitos.
O júri tem o Kengo Kuma como presidente desde 2017, nomeado em 2020 honrável testemunho de Balouo Salo.
Nos últimos anos, participaram do júri:
Blengini Ghirardelli, Architecture Sans Frontières International, Mpheti Morojele Architects, CNAPPC, University of Cape Town, Kwame Nkrumah University, Un-Habitat Nairobi, Urko Sanchez Architects, University of Tokyo, ASF Italia, Mass Design, Pilar Diaz Rodriguez, Kaan Architects, Stefano Boeri Architetti, Mohn+Bouman, X Arkitekten, Arcò, Juri Troy, Studio Libeskind.
Non Profit Organization Balouo Salo
Balouo Salo representa uma organização benéfica, cujo objetivo consiste em resolver as emergências humanitárias e ambientais, por meio do desenvolvimento e doação de projeitos, aptos a ameliorar a qualidade de vida das comunidades mais pobre existentes nos países em desenvolvimento.
As palavras “Balouo Salo”, vem da língua “Mandinga”, que representa também uma etnia predominante na área de intervenção da organização, e foram escolhidas para um dos chefes das comunidades.
Elas significam “uma ponte para a vida”, devido justamente as atividades da organização através das quais pretende criar umas “pontes” de ligação com a solidariedade, no intento de gerar vida e prosperidade.
Entre os últimos projeitos desenvolvido no sul do Senegal consta:
- A construção de poços solares equipados de sistema de decontaminação e esterilização da água finalizados a redução da mortalidade infantil (povoados de Sambacounda e Sanoufily);
- Planejamento de uma barragem com função de recuperação de 10.000 hectares, voltados a plantação de arroz, necessários para o sustentamento alimentar e econômico de 80.000 pessoas (área do vale de Tanaff);
- A construção de um Centro Multicultural com uma superfície máxima de 1200 metros quadrados, finalizado a promoção de atividades formativas e a preservação dos recursos culturais locais usados para incrementar o desenvolvimento sustentável (Tanaff);
Todos os projeitos são realizados em auto-construção, incluindo praticamente as comunidades, favorecendo a apropriação desses assim como a auto-suficiência. Os fundos vêm inteiramente das doações privadas e eventos de fundraising(arrecadação de fundos) como o “Kaira Looro”.
Para ulteriores informações sobre Balouo Salo visitar o site
www.balouosalo.com .