Kaira Looro Architecture Competition
Kaira Looro são duas palavras na língua Mandinka, uma das principais etnias do norte da África e na área do projeto da competição. O significado dessas palavras é puramente espiritual, ligado à tradição mandnga. Historicamente, os Mandingos estavam todos unidos em um reino governado pelo rei Keita. Este reino estendeu-se do Senegal ao Burkina Faso, incluindo o Mali, Guiné, Gâmbia e Libéria. Hoje os Mandingos estão concentrados principalmente no Mali, sul do Senegal, Gâmbia e Guiné. Sua abordagem da vida é espiritual e gira em torno da fé divina. Formas simples de dizer "olá" ou "boa noite" tornam-se orações: "Alma kaira siyaa laa" ou "Que Deus te dê paz". Kaira Looro, que significa "Arquitetura para a Paz", ou "Construindo a Paz" em Mandingo, não é simplesmente uma questão de processo arquitetônico, mas um elo com a cultura, sua espiritualidade e a busca da interioridade para ser transformada em linguagem. arquitetura. O logo Kaira Looro contém três elementos simples: ondas que representam o objetivo humanitário de Kaira Looro, visando satisfazer as principais necessidades humanas: saúde, riqueza e nutrição. Kaira Looro deriva do desejo de criar um mundo melhor baseado nos princípios de solidariedade e cooperação, usando uma abordagem arquitetônica que se mistura com contextos sociais e ambientais continuamente perturbados. A pesquisa contínua da organização é uma oportunidade para um estudo mais aprofundado sobre um tema essencial para o desenvolvimento do nosso planeta e a busca de soluções para muitos dos seus problemas. Kaira looro, pode ser interpretado como um processo de troca e crescimento no mundo da arquitetura, onde grandes mentes, jovens, profissionais e organizações podem compartilhar idéias na busca das melhores soluções para proteger nosso planeta.
Organização Balouo Salo
O produto do evento irá para a Associação Balouo Salo, que trabalha constantemente no Senegal para implementar projetos de desenvolvimento social e apoio social. O Balouo Salo foi criado com o objectivo de resolver emergências ambientais ou sociais, contribuindo para melhorar as condições de vida das comunidades desfavorecidas nos países em desenvolvimento - em particular no que se refere a emergências - e salvaguardar o ambiente e a cultura. A abordagem da associação é humanitária, igualitária e voluntária, que trabalha para fornecer auto-suficiência. As atividades são para o benefício de outros, sem nenhum lucro e com uma abordagem multidisciplinar para a criação de processos transversais que podem melhorar as condições gerais de vida, nutrição e saúde. Os projetos visam criar uma sociedade baseada nos valores da solidariedade, amizade, amor, paz e cooperação entre populações e culturas, respeitando as tradições, os gêneros e as religiões. Além de atuar em campo com seus projetos setoriais, Balouo Salo promove ações para salvaguardar o meio ambiente, culturas e tradições e defender os direitos humanos fundamentais, organizando eventos que envolvam e sensibilizem a comunidade internacional, como Kaira Looro.
Alguns dos principais projetos apoiados pelos fundos da Kaira Looro na região de Sedhiou, no Senegal, incluem:
- a construção de dois poços solares com inovadores sistemas de purificação de água que combatem vírus como cólera e giárdia e a remoção de sal, fornecendo água de alta qualidade para cerca de 5.500 pessoas. Este sistema leva a água potável a uma comunidade que permite a saúde da família, especialmente das crianças, mulheres grávidas e idosos, que muitas vezes são mais fracos e mais freqüentemente afetados pelos vírus encontrados na água dos poços tradicionais a serem protegidos. .
- a construção de um centro educacional para jovens da região, construído com arquitetura natural, destinada a otimizar os recursos naturais. Os efeitos deste projeto incluem toda a comunidade, incluindo muitos aspectos do desenvolvimento e envolvem uma ampla e variada gama de beneficiários, embora o centro seja projetado para ser usado por jovens da região. A falta de centros educacionais que promovam a formação é uma constante. O crescimento e o desenvolvimento são sempre baseados na consciência e conhecimento humanos, os elementos básicos em qualquer processo de desenvolvimento sustentável e duradouro. Sem formação, sensibilização e atribuição mútua de responsabilidades de trabalho, o crescimento e a maturidade dos jovens serão muito limitados. A criação deste espaço visa, portanto, estimular e motivar os jovens, através de uma série de atividades sociais que acontecerão no centro, todas voltadas para o aumento da conscientização, educação, intercâmbios culturais, capacitação profissional, desenvolvimento, desenvolvimento de negócios, conservação e proteção da cultura e tradições e assim por diante. Concentre-se no potencial local para otimizá-lo e regenerá-lo para ajudar no desenvolvimento: esse é o objetivo final do projeto.
- resolver o problema da intrusão de sal no vale de Tanaff, que causa sérios problemas alimentares, de saúde e econômicos para mais de 80.000 pessoas. Essa emergência é resultado da mudança climática e da morfologia específica da área que favorece um raro fenômeno hidrológico que permite depositar grandes quantidades de sal, tornando o solo ácido, destruindo os campos de arroz e contaminando o leito de água, gerando enorme alimentos e problemas de saúde para as comunidades em mais de 85 aldeias. O projeto consiste na criação de uma infraestrutura com altos níveis de engenharia, com 855 metros de extensão, que bloqueará o acesso às marés e criará uma bacia de contenção a montante, que será obtida a partir do leito subterrâneo e da água da chuva. Quando estiver cheio, após a estação chuvosa, esta bacia dissolverá os ácidos e sais depositados e contidos no solo que será descarregado durante a estação seca e sob condições especiais de balanço hídrico. Então, ao descarregar essa água, o vale é sugado, recuperando 10.000 hectares de terra, descontaminando o leito de água e criando uma ligação de infra-estrutura entre as colinas do vale, reduzindo assim as distâncias para escolas e hospitais.