Júri


Kengo Kuma

Kengo Kuma & Associates - Japão.

Kengo Kuma
Kengo Kuma nasceu em 1954. Ele fundou a Kengo Kuma & Associates (KKAA) em 1990. Professor Emérito da Universidade de Tóquio após lecionar na Universidade de Keio e na Universidade de Tóquio. Atualmente, os projetos da KKAA estão em andamento em mais de 30 países. A KKAA tem escritórios em Tóquio, Paris e Pequim. Kengo Kuma propõe uma arquitetura que abre novas relações entre natureza, tecnologia e seres humanos. Ele é considerado um dos arquitetos contemporâneos mais influentes, universalmente reconhecido por sua abordagem sustentável e dedicado ao respeito ao meio ambiente e à tradição. Suas principais publicações incluem Ten Sen Men (“ponto, linha, plano”, Iwanami Shoten), Hito no Sumika (“abrigos para pessoas”, Shincho Shinsho), Makeru Kenchiku (Architecture of Defeat, Iwanami Shoten), Shizen na Kenchiku (Natural Architecture, Iwanami Shinsho), Chii-sana Kenchiku (Small Architecture, Iwanami Shinsho) e muitos outros. Kengo Kuma projetou edifícios significativos em todo o mundo. Estes incluem o Japan National Stadium no Japão, V&A Dundee na Escócia, Folk Art Museum na China, o GC Prostho Museum Research Center no Japão, o Under One Roof EPFL Artlab na Suíça, Kadokawa Culture Museum and Exchange na Austrália e muitos outros. Em 2021 recebeu o prêmio "As pessoas mais influentes de 2021" da revista Time.

Kengo Kuma
Kengo Kuma
Kengo Kuma

Benedetta Tagliabue

Benedetta Tagliabue – EMBT Architects - Espanha Benedetta Tagliabue Miralles Tagliabue EMBT
Ela estudou arquitetura no Istituto di Architettura di Venezia (IUAV) e atualmente atua como diretora do escritório internacional de arquitetura Miralles Tagliabue EMBT, fundado em 1994 em colaboração com Enric Miralles, com sede em Barcelona, ​​Xangai e Paris. Entre seus projetos mais notáveis ​​construídos estão o Parlamento Escocês em Edimburgo, o Diagonal MarPark, o mercado de Santa Caterina em Barcelona, ​​o Campus Universitario de Vigo e o Pavilhão Espanhol na Expo Mundial de Xangai 2010, que foi premiado com o prestigioso RIBA International “Best International Building of Prêmio 2011”. Na área de ensino, foi professora visitante na Harvard University, Columbia University e Barcelona ETSAB, lecionando regularmente em fóruns de arquitetura e universidades, e faz parte de jurados em todo o mundo, por exemplo. os prémios Princesa de Asturias e desde 2014 integra o júri do Prémio Pritzker. Em 2004 ela recebeu um doutorado honorário da Faculdade de Artes e Ciências Sociais, Edinburgh Napier University, Escócia. Seu trabalho recebeu o Prêmio RIBA Stirling em 2005, o Prêmio Nacional Espanhol em 2006, o Prêmio Prêmio Nacional da Catalunha em 2002, Prêmio Cidade de Barcelona em 2005 e 2009, Prêmios FAD em 2000, 2003 e 2007. Ela recebeu o Prêmio RIBA Jencks 2013, que é concedido anualmente a um indivíduo ou prática que recentemente fez uma grande contribuição internacional para a teoria e a prática da arquitetura. E em maio de 2019, recebeu a Cruz de Sant Jordi concedida pela Generalitat da Catalunha pela excelência de sua prática profissional no campo da arquitetura em todo o mundo. Ela também é diretora da Fundação Enric Miralles, cujo objetivo é promover a arquitetura experimental no espírito de seu falecido marido e parceiro Enric Miralles.

Benedetta Tagliabue Miralles Tagliabue EMBT
Benedetta Tagliabue Miralles Tagliabue EMBT
Benedetta Tagliabue Miralles Tagliabue EMBT

Mario Cucinella
Mario Cucinella nasceu em Palermo em 1960 e formou-se em Arquitetura pela Universidade de Gênova em 1986. Em 1992, fundou em Paris o MCA – Mario Cucinella Architects, um atelier de arquitetura e design que hoje tem escritórios em Bolonha e Milão, e do qual é também diretor criativo. Em 2015 fundou a SOS - Escola de Sustentabilidade, uma escola para jovens profissionais e recém-formados que se concentra na aplicação de arquitetura e design sustentáveis ​​para fornecer aos futuros decisores as ferramentas necessárias para abordar as questões ambientais que estão a emergir globalmente com uma mente aberta. . abordagem holística, orientada para a investigação e centrada no ser humano. A importância do seu trabalho e compromisso contínuo como arquiteto e educador em questões ambientais e sociais foi reconhecida com a International Fellowship of the Royal Institute of British Architects (2016) e a Honorary Fellowship do American Institute of Architects (2017). Em 2018 foi curador do Pavilhão Italiano na 16ª Exposição Internacional de Arquitetura da Bienal de Veneza com a exposição “Arcipelago Italia”. Mario Cucinella lecionou nas universidades de Ferrara, Nápoles, Mônaco e Nottingham. Ele é autor de inúmeras publicações, incluindo: O futuro é uma viagem ao passado. Dez histórias sobre arquitetura (2021, publicado pela Quodlibet) Neste livro Mario Cucinella - junto com Valentina Torrente e Laura Zevi - descreve dez viagens a cidades e lugares que lhe proporcionaram insights valiosos sobre questões ambientais e o uso racional da energia disponível. Arquitetura da Educação (2021, publicado pela Maggioli), uma análise de como os lugares mais importantes da sociedade civil podem evoluir graças à arquitetura e à dinâmica que ela é capaz de gerar, através de uma narrativa multivoz alternada com soluções de design desenvolvidas por Mario Cucinella Arquiteto. Building Green Futures (2020, publicado pela Forma), volume que investiga, através de uma coleção dos projetos mais recentes e da arquitetura mais representativa de Mario Cucinella Architects, as possíveis respostas que a arquitetura pode fornecer aos desafios globais do futuro.

MCA_ll Masterplan di MIND – Milano Innovation District_Visual by MCA Visua
MCA_Museo d’Arte Fondazione Luigi Rovati_ph. Duccio Malagamba
MCA_Padiglione Italia Osaka 2025_Ingresso principale - il Teatro all'italiana_Visual by MCA Visual

Agostino Ghirardelli

SBGA | Blengini Ghirardelli - Itália

Agostino Ghiradelli
Agostino Ghiradelli formou-se em arquitetura pela Università degli Studi di Genova em 1999. Colaborou e foi sócio de várias firmas internacionais, trabalhou em Nova York e Paris e supervisionou canteiros de obras em todo o mundo. Atua tanto na fase de pesquisa quanto na fase de projeto de projetos de Arquitetura e Urbanismo. Para o efeito colaborou com instituições públicas e foi docente em várias instituições internacionais: MIPIM 2019, Universidade de Viena, Universidade de Trieste, ULI, Europe Young Leaders Summer School of Milan. Em 2017 criou o Studio SBGA I Blengini Ghirardelli com Giuseppe Blengini. Acumulou experiência em uma ampla gama de projetos arquitetônicos sempre com foco na sustentabilidade. Ele projeta ambientes de trabalho ágeis que implementam conectividade e flexibilidade, melhorando a qualidade de vida. As intervenções de planeamento urbano em que desempenhou o papel de projectista/coordenador são: ESA-ESTEC CAMPUS em Noordwijk perto de Roterdão; Campus UniCredit em Lampugnano, Milão; Masterplan para o novo estádio do A.S. Time de Futebol da Roma em Roma; Plano Diretor CityLife em Milão.

Agostino Ghirardelli SBGA | Blengini Ghirardelli Credit foto: Cosentino AEC Illuminazione
SBGA | Blengini Ghirardelli
SBGA | Blengini Ghirardelli

Urko Sanchez

Urko Sanchez Architects - Nairobi e Madrid, Quênia e Espanha.

Urko Sanchez
Urko Sanchez Architects é um premiado escritório boutique de arquitetura com sede no Quênia e na Espanha, conhecido pela excelência em design. Os projetos variam em tamanho, complexidade e função. Em todos os casos, porém, o foco está no cliente e no contexto, com uma abordagem personalizada para cada projeto único. Os projetos comerciais incluem hotéis, edifícios de escritórios, espaços industriais e empreendimentos residenciais, entre outros. Além disso, Urko Sanchez Architects é apaixonado pela melhoria social, contribuindo sempre que possível para projetos destinados a comunidades desfavorecidas com intervenções necessárias e inovadoras. Os escritórios Urko Sanchez Architects estão sediados no Quénia e em Espanha, trabalhando principalmente na África Oriental, mas o escritório realizou projetos em toda a região (Djibuti, Somália) e em outros lugares (Emirados Árabes Unidos, Angola, Bósnia, Alemanha, Espanha). A equipe da Urko Sanchez Architects é flexível, multicultural e possui excelente histórico local e internacional. O Diretor Urko Sanchez tem vasta experiência, tendo viajado bastante e implementado projetos em múltiplos contextos. Urko utiliza sua vasta experiência para criar uma perspectiva arquitetônica inovadora e versátil para cada projeto único. Urko Sanchez Architects se concentra em trabalhar em estreita colaboração com os clientes para criar projetos sob medida e interpretar fielmente sua visão. Acima de tudo, a empresa valoriza a confiança dos clientes e uma qualidade ímpar na expressão e execução das suas ideias. A empresa está profundamente comprometida com a gestão ambiental e, para cada projeto, a equipe considera as raízes culturais da estrutura e como o edifício se integrará melhor ao seu ambiente; a vista, os materiais indígenas e o fluxo do entorno. As características dos designs de Urko Sanchez incluem reviravoltas contemporâneas na arquitetura tradicional; uma estética verde que aproveita a energia eólica e solar e a água reciclada; e aproveite a arquitetura natural para exibir luz natural e enquadrar jardins privados e pátios abertos.

Urko Sanchez
Urko Sanchez
Urko Sanchez

Tosin Oshinowo

Oshinowo Studio - Nigéria

Urko Sanchez
Tosin Oshinowo é um arquiteto e designer nigeriano radicado em Lagos, conhecido por seus amplos espaços residenciais e comerciais e por seus insights sobre abordagens socialmente responsivas ao urbanismo. Fundamentados num profundo respeito pela cultura e história iorubá e vindos de um contexto distintamente africano, os designs de Oshinowo incorporam uma perspectiva contemporânea sobre a próxima geração de design africano e afro-minimalismo: uma reflexão responsiva do passado, presente e futuro da arquitectura e uma design que prioriza sustentabilidade, resiliência e equilíbrio. Ela também é curadora da Trienal de Arquitetura de Sharjah 2024. Como arquiteta, Oshinowo é mais conhecida como fundadora e diretora do cmDesign Atelier (cmD+A), fundado em 2012. Com sede em Lagos, o estúdio realizou uma série de trabalhos predominantemente projetos cívicos, incluindo o projeto do Maryland Mall, bem como uma ampla gama de projetos residenciais, incluindo casas de praia repletas de luz na costa oceânica da cidade. O seu interesse pela arquitetura estende-se a uma visão mais ampla de urbanismo e comunidade; concluiu recentemente um projeto com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento no nordeste da Nigéria, construindo uma comunidade inteiramente nova para uma aldeia deslocada pelo Boko Haram. Antes de fundar a cmD+A, trabalhou nos escritórios da Skidmore Owings & Merrill em Londres e no Office of Metropolitan Architecture Rotterdam, onde fez parte da equipa que projetou a proposta da 4ª Ponte Continental em 2008. Regressou a Lagos, exerceu em James Cubitt Architects e liderou grandes projetos, incluindo o plano diretor e o edifício da sede da Nigeria LNG em Port Harcourt. Como designer de produto, seu trabalho se concentra principalmente no design de cadeiras; em 2017 criou Ilé-Ilà, que significa Casa das Linhas em sua língua nativa iorubá. Marca de luxo, as cadeiras Ilé-Ilà são feitas sob encomenda, desenhadas e feitas à mão em Lagos e têm sido apresentadas como um dos destaques do design de mobiliário africano contemporâneo em publicações de todo o mundo, incluindo Harper's Bazaar Interiors (abril de 2018), Elle Decor ( janeiro de 2020). e Grazia (junho de 2020). O trabalho de Oshinowo também abrange a esfera conceptual, com um forte interesse na história da arquitectura e em abordagens socialmente sensíveis à arquitectura, design e urbanismo, sustentado por uma paixão por apoiar o design e a inovação africanos. Em 2020, ele colaborou com a Lexus em explorações de design conceitual para Design Miami e escreveu prolificamente sobre urbanismo, afro modernismo, design e identidade em publicações incluindo Expansions, uma publicação como parte da Bienal de Arquitetura de Veneza de 2021, e Omenka Online, um tópico também explorou em sua palestra TEDxPortHarcourt em novembro de 2017. Ele também foi co-curador da segunda Bienal de Lagos intitulada Como construir uma lagoa a partir de uma garrafa de vinho? em 2019. Oshinowo é arquiteto registrado na República Federal da Nigéria e membro do Instituto Nigeriano de Arquitetos, bem como do Royal Institute of the British Architects, com bacharelado em Arquitetura pelo Kingston College, Londres, mestrado em Urbanismo Design in Development pela Bartlett School of Architecture, diploma em arquitetura pela Architecture Association London e mestrado em Negócios em Arquitetura e Design pela IE University de Madrid. Ela ganhou vários prêmios, incluindo o 3rd City People Real Estate Awards como Arquiteta do Ano 2017 e o Lord's Achievers Awards for Creativity, por ocasião do Dia Mundial dos Empreendedores de 2019. Ela estava entre os cinco finalistas do Diversity in Architecture Divia Awards. 2024.

Tosin Oshinowo - Rensource Energy Office - photos Medina Dugger
Tosin Oshinowo - CORAL PAV. 20 - photo Tolu Sanusi
Tosin Oshinowo - UNDP Ngarannam  - courtesy UNDP Nigeria and Tolulope Sanusi

Raul Pantaleo

TAM Associati - Itália

Raul Pantaleo
Raul Pantaleo é um arquiteto italiano, nascido em Milão, vive e trabalha em Veneza e Trieste. Graduado pela Universidade IUAV de Veneza. Possui um certificado internacional em Ecologia Humana obtido através de estudos de pós-graduação na Universidade de Pádua. Raul é projetista e consultor nos setores de bioarquitetura e requalificação urbana; atualmente está envolvido na condução de laboratórios nos processos de desenvolvimento de projetos participativos e comunicativos. Além disso, está envolvido com a prática de comunicação social e design gráfico para várias Administrações Públicas e organizações sem fins lucrativos. Raul Pantaleo é um dos cofundadores do “studio TAMassociati”, escritório especializado em projetos de cunho social em áreas críticas. Alguns dos projetos atuais e concluídos incluem: O Centro Salam de Cirurgia Cardíaca para a ONG de Emergência no Sudão; Banca Etica (Ethic Bank)Sede em Pádua (Itália); edifícios de saúde para a ONG Emergency em Darfur, Sudão; também projetos na República Centro-Africana, Serra Leoa, Ruanda, Afeganistão, Iraque e Uganda. Entre os principais prêmios recebidos: o prêmio LafargeHolcim Awards Acknowledgement (2017), Prêmio Aga Khan (2013), Prêmio Zumtobel Gruop (2014).

Raul Pantaleo TAM Associati
Raul Pantaleo TAM Associati
Raul Pantaleo TAM Associati

Emmanuelle Moureaux

Emmanuelle Moureaux Architecture + Design, Japão

Mphethi Morojele architect
Emmanuelle Moureaux é uma arquiteta e artista francesa que vive em Tóquio desde 1996, onde estabeleceu a emmanuelle moureaux arquitetura + design em 2003. Inspirada nas camadas e cores de Tóquio que construíram uma profundidade e densidade complexas na rua, e os elementos espaciais tradicionais como telas deslizantes, ela criou o conceito de "shikiri", que significa literalmente "dividir (criar) o espaço com cores". Usando cores como sua assinatura, seus trabalhos se estendem a vários projetos, incluindo projeto arquitetônico para Sugamo Shinkin Bank, design de espaço para ABC Cooking Studio, instalações de arte para UNIQLO e ISSEY MIYAKE, série de instalação de arte "100 colors" e "Forest of Numbers" no National Art Center, Tóquio. Encomendada pelo governo da cidade de New Taipei em Taiwan, ela completou em 2021 o design artístico da "Linha Circular" de Trânsito Rápido de Massa, onde suas cores se espalham na escala da cidade. Professor Associado da Universidade de Arte e Design de Tohoku. Membro da "Tokyo Society of Architects", do "Architectural Institute of Japan" e do "Japan Institute of Architects".

emmanuelle moureaux moureaux
emmanuelle moureaux moureaux
emmanuelle moureaux moureaux

Saad El Kabbaj, Driss Kettani and Mohamed Amine Siana

Marrocos

Driss Kettani
Nascido em 1978 em Casablanca, Saad El Kabbaj estudou na Ecole Nationale d'Architecture de Rabat, Marrocos, onde se formou em 2003. Abriu seu escritório em Casablanca em 2005 e trabalha em vários projetos. Atualmente leciona na Universidade UIR em Rabat. Nascido em 1978 em Fez, Driss Kettani estudou na Ecole Nationale d'Architecture de Rabat, Marrocos, onde se formou em 2003. Atualmente leciona na Universidade Politécnica Mohammed VI. Nascido em 1979 em Casablanca, Mohamed Amine SIANA formou-se na Ecole Nationale d'Architecture de Rabat, Marrocos em 2004. Atualmente leciona na Universidade UIR em Rabat. Eles abriram um escritório compartilhado em Casablanca em 2005 trabalhando ao mesmo tempo em projetos pessoais e juntos em importantes comissões e concursos. A ideia era criar uma espécie de workshop, com os benefícios de trocar e partilhar ideias e ao mesmo tempo ter um leque de expressões pessoais. Assim, eles ganharam o concurso da Universidade Taroudant em 2006 que foi concluído em 2010. Outro projeto colaborativo é a Escola de Tecnologia de Guelmim que foi concluído em 2011. Este projeto foi pré-selecionado para o Prêmio Aga Khan de Arquitetura. Eles também trabalharam na Escola de Tecnologia Laayoune, no Grupo Escolar Jacques Chirac em Rabat, no BO 52 de uso misto em Casablanca ou na competição Casablanca Grand Stadium. Eles tentam combinar uma abordagem moderna e contemporânea, sendo muito sensíveis ao contexto e ao espírito do lugar, tentando encontrar um sentido poético e significativo do espaço. Seu trabalho foi premiado pelo Prêmio Mimar Sinan em Istambul, o Prêmio Archmarathon em Beirute, entre outros. Seu trabalho também foi publicado em várias publicações internacionais e foi exibido em Veneza, Paris, Nova York, Xangai, Melbourne e Milão.

Driss Kettani Archtiecte
Driss Kettani Archtiecte
Driss Kettani Archtiecte



Comitê de Competição



Raoul Vecchio

Co-Founder Balouo Salo - Italy & Senegal

Raoul Vecchio
Raoul Vecchio formou-se em Arquitetura e Engenharia em 2015 na Universidade de Catania em. Ativista humanitário para emergências e desenvolvimento, é especialista em direitos humanos, assistência a vítimas de violência e construção da paz. Em 2014 fundou a Organização Humanitária Balouo Salo, da qual é presidente, lidando com projetos nas áreas diplomática, midiática, de planejamento e implementação. Os projetos estão sempre focados no objetivo de resolver emergências e promover a autossuficiência nas comunidades rurais dos países em desenvolvimento, particularmente na África Subsaariana. Ele ensina local e internacionalmente em mestrados e universidades e colabora com ONGs e organizações internacionais para o planejamento do desenvolvimento e a resolução de situações de emergência em países emergentes. Ele é o escritor de vários livros sobre arquitetura e ativismo humanitário. Entre seus projetos arquitetônicos mais importantes: uma barragem anti-sal no Senegal para lidar com um fenômeno ambiental raro que causa desnutrição e pobreza a mais de 80.000 pessoas, a construção de poços solares com sistemas de descontaminação de água para reduzir a mortalidade infantil, a construção de escolas e centros de redução do analfabetismo, construção de abrigos para mulheres vítimas de violência. A abordagem é voltada para a autoconstrução e participação comunitária por meio de oficinas educativas e envolvimento dos beneficiários. Desde 2015, conscientizou e formou mais de 25.000 habitantes em 85 aldeias rurais no sul do Senegal e ofereceu apoio educacional a mais de 18.000 crianças em idade escolar no Senegal. Ele realiza atividades diplomáticas e de mediação contínuas e treinamento da comunidade local e internacional sobre desenvolvimento sustentável e direitos humanos. O seu empenho humanitário tem sido reconhecido com vários prémios no domínio da solidariedade internacional e com prémios honoríficos nas localidades onde opera.

Sebastiano D'Urso

University of Catania, Italy

Sebastiano D'Urso
Sebastiano D'Urso, PhD e professor associado de Composição Arquitetônica e Urbana da Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura da Universidade de Catania. Ele realiza pesquisas atividades olhando para as contaminações da arquitetura com outras disciplinas. Ele compartilha pesquisas resultados para fomentar novas contaminações publicando-os em periódicos e monografias.





Moulaye Diabate

Co-Founder Balouo Salo, Italy & Senegal

Moulaye Diebate, também conhecido como Jali, cofundador da Balouo Salo, nasceu em Baghere, Senegal, em 1983. Herdando uma longa tradição de oito séculos passada de pai para filho, Jali é um griot. Ele tem uma paixão inata pelo kora, um instrumento musical tradicional do grupo étnico Mandinga, que é difundido em toda a África Ocidental. Após obter o diploma científico do ensino médio, Jali mudou-se para Dakar, onde iniciou seus estudos em Economia, mas sua música o trouxe para a Itália, onde vive desde 2004. Jali é um mediador cultural com muitos anos de experiência na área de Imigração. Está também inscrito no registo de peritos do Tribunal e da Câmara de Comércio de Catania e tem experiência comprovada em Tradução/Interpretação em muitas línguas estrangeiras. Em 2020, licenciou-se em Estudos de Mediação Linguística com uma dissertação intitulada "Migração e Direitos dos Refugiados no Contexto Europeu". Moulaye Diabate também colaborou com instituições e organizações nacionais e internacionais no campo da mediação linguística e cultural, bem como com ONGs no campo da proteção dos direitos da criança e da integração.


Dario Distefano

Archicart, Italy

Dario Luigi Distefano é o fundador do inovador SME archcart, onde coordena os departamentos técnico e de I&D. Depois de se formar em engenharia, Dario obteve um doutorado em avaliação e mitigação de riscos urbanos e territoriais, desenvolvendo sua tecnologia patenteada de painéis de papelão ondulado. Ele colabora com várias universidades como especialista em sistemas de construção de baixa tecnologia e baixo carbono. Dario é vice-presidente da associação sem fins lucrativos Balouo Salo, envolvida em vários projetos humanitários na região de Casamança, sul do Senegal.




Grazie Maria Nicolosi

PhD University of Catania, Italy

Grazia Maria Nicolosi, PhD, é especialista em Composição Arquitetônica e Urbana [SSD ICAR/14]. Realiza atividades de pesquisa voltadas ao projeto urbano e arquitetônico e à experimentação computacional. Participou no programa Erasmus na Escuela Técnica Superior de Arquitectura de Valladolid, e realizou diversas viagens de estudo: a Londres em 2013, ao Japão em 2017, e a Estugarda em 2018 no Institute for Computational Design and Construction. É autora de monografias e ensaios científicos, entre outros, sobre sustentabilidade e estética na arquitetura.



Entrar no concurso

Cadastre-se e envie seu projeto